HTPC – 19/03/2012
SEGUNDA-FEIRA
HORÁRIO: DAS 17:30 ÀS 19:10
1º MOMENTO: Leitura inicial crônica - Tempo (Antonio Prata )
2º MOMENTO: Algumas informações do professor mediador
3º MOMENTO: Entrega e orientações do preenchimento dos cadernos de registro
4º MOMENTO: Apresentação do projeto de leitura e planejamento da primeira atividade.
5º MOMENTO: Alguns avisos
TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA - PDE
PROJETO DE LEITURA
“Formar leitores é compromisso da família e da escola. Também deve fazer parte dos interesses de toda a comunidade, pois uma sociedade não letrada, ou mesmo formada por leitores funcionais, está fadada à condição de miséria e indignidade. Nunca a questão da formação de leitores foi tão discutida como nos dias atuais, até porque se entende que o desenvolvimento de uma nação depende do nível de letramento dos seus habitantes. Não existe país livre e desenvolvido sem investimentos na educação e na leitura.”
(Cavalcanti, 2002: p.2)
JUSTIFICATIVA
A organização deste projeto ocorreu devido a necessidade do desenvolvimento da competência leitora de nossos alunos e da diversidade de conhecimento que existe nas salas. Este projeto deverá ser trabalhado através de agrupamentos produtivos, onde leitores mais competentes ajudarão aqueles que apresentam mais dificuldade.
OBJETIVOS
- Desenvolver em todos os alunos:
* a capacidade leitora
* procedimentos de leitor
* comportamento leitor
TEMPO PREVISTO
Durante todo o ano, todas as sextas-feiras com o planejamento das atividades nas htpcs e acompanhamento da aplicação pela coordenação.
DESENVOLVIMENTO
- Será trabalhado diferentes gêneros através de roda literária, roda de leitura, roda de jornal, roda de gibi.
- Sequências didáticas
- Pequenos projetos
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ocorrer no final de cada atividade observando o desenvolvimento da capacidade leitora, do procedimento leitor e do comportamento leitor dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário