A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:
- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola
O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.
Fonte: http://portal.mec.gov.br
TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA - PDE
PROJETO DE LEITURA
“Formar leitores é compromisso da família e da escola. Também deve fazer parte dos interesses de toda a comunidade, pois uma sociedade não letrada, ou mesmo formada por leitores funcionais, está fadada à condição de miséria e indignidade. Nunca a questão da formação de leitores foi tão discutida como nos dias atuais, até porque se entende que o desenvolvimento de uma nação depende do nível de letramento dos seus habitantes. Não existe país livre e desenvolvido sem investimentos na educação e na leitura.”(Cavalcanti, 2002: p.2)
JUSTIFICATIVA
A organização deste projeto ocorreu devido a necessidade do desenvolvimento da competência leitora de nossos alunos e da diversidade de conhecimento que existe nas salas. Este projeto deverá ser trabalhado através de agrupamentos produtivos, onde leitores mais competentes ajudarão aqueles que apresentam mais dificuldade.
OBJETIVOS
- Desenvolver em todos os alunos:
* a capacidade leitora
* procedimentos de leitor
* comportamento leitor
TEMPO PREVISTO
Durante todo o ano, todas as sextas-feiras com o planejamento das atividades nas htpcs e acompanhamento da aplicação pela coordenação.
DESENVOLVIMENTO
- Será trabalhado diferentes gêneros através de roda literária, roda de leitura, roda de jornal, roda de gibi.
- Sequências didáticas
- Pequenos projetos
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ocorrer no final de cada atividade observando o desenvolvimento da capacidade leitora, do procedimento leitor e do comportamento leitor dos alunos.
ATIVIDADE Nº 1 - 23/03/2012
Investigando o comportamento leitor
Introdução Trabalhar com leitura requer abordagem de três tipos fundamentais de conteúdos: as capacidades de leitura, os procedimentos de leitura e o comportamento leitor.
Os comportamentos leitores referem-se ao que Delia Lerner caracteriza como sendo a dimensão social do comportamento leitor; são atitudes mais relacionadas a valores construídos em relação à leitura e ao ato de ler. São atitudes como:
-socializar critérios de escolha e de apreciação estética de leituras;
-ler trechos de textos de que gostou para colegas;
-procurar materiais de leitura regularmente;
-zelar por diferentes materiais de leitura;
-freqüentar bibliotecas (de classe ou não);
-comentar com outros o que se está lendo;
-compartilhar a leitura com outros;
-recomendar livros ou outras leituras que considera valiosas;
Esta atividade tratará de observar, em uma Roda de Leitores, quais comportamentos leitores já foram aprendidos pelos alunos.
Objetivos
Possibilitar aos alunos a apropriação de comportamentos leitores, por meio da socialização de comportamentos desenvolvidos pelo professor e pelos demais alunos.
Acompanhar o aprendizado dos alunos em relação aos comportamentos leitores, por meio de pauta de observação.
Conteúdo específico
Comportamento Leitor
Ano
1º ao 5º ano
Desenvolvimento da Atividade
Os alunos precisarão ter escolhido, anteriormente, livros para ler, de acordo com seus critérios pessoais de apreciação. Uma vez tendo escolhido, eles poderão tê-los levado para casa, para leitura. A atividade a seguir deve ser realizada depois de a leitura feita, para que os alunos possam comentá-la para os demais colegas.
Solicite que os alunos se organizem em um círculo e que tenham os livros que escolheram à mão.
Apresente a consigna da atividade, que deve ter como finalidade: comentar com os demais alunos os livros lidos, pontuando critérios de escolha, aspectos interessantes da obra, de modo que a classe se informe a respeito das obras que estão disponíveis para leitura na biblioteca (ou sala de leitura).
Para poder observar os comportamentos leitores apropriados pelos alunos, você precisa oferecer referências aos alunos a respeito de quais comportamentos são esperados de um leitor em uma socialização de leituras realizadas, que é o que acontecerá na Roda de Leitores. Assim sendo, inicie a Roda apresentando você mesmo um livro lido e pontuando:
-porque você escolheu aquele livro para apresentar à classe;
-se tomou como referência o autor e por que (já havia lido obras do mesmo e as apreciou);
-se tomou como referência o tema ou o gênero, sempre explicando suas razões e relacionando também com a possibilidade de os alunos virem a gostar também da obra em questão;
-se tomou como referência a editora ou a ilustração, também explicando os motivos;
-se gostou de algum trecho em particular, lendo-o para os alunos;
-se apreciou o jeito como o autor escreve, apresentando alguns recursos que ele utiliza;
-se o livro apresenta alguma maneira diferente de organização
Solicite a alguns alunos que apresentem a obra que leram, procurando fazer comentários como os que você fez. Informe que nem todos os alunos comentarão a obra lida naquele dia, mas que nas próximas Rodas (que devem acontecer semanalmente, com periodicidade regular) os demais irão se manifestando, aos poucos.
Enquanto os alunos forem apresentando, você vai, por um lado, observando quais comportamentos foram apropriados, vai fazendo perguntas relativas a comentários que os alunos não realizaram, tanto para explicitar a necessidade deles à classe ao informar os demais alunos sobre a obra, quanto para que, ao responderem as questões, o professor possa analisar se são capazes de realizar aquele comentário - e, portanto, se já se trata de comportamento leitor possível de ser realizado com ajuda - ou não. É importante dizer que, nesse processo, os comentários realizados autonomamente, revelam procedimentos autônomos (conhecimento apropriado); os que necessitarem do apoio do professor para serem feitos, ainda estão em construção.
FONTE: Revista Nova Escola
RODA DE LEITORES DO 5º ANO A
RODA DE LEITORES DO 2º ANO A
CONTINUANDO COM A ATIVIDADE 1 - 30/03/2012
Investigando o comportamento leitor
RODA DE LEITORES DO 4º ANO
RODA DE LEITORES DO 4º PIC
PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES UTILIZANDO H.Q.
OBJETIVO:
. Conhecer as características do gênero Gibi;
. Construir a noção da leitura como fonte de prazer e cultura.
CONTEÚDO DE LEITURA:
. Desenvolver: a capacidade leitora, comportamento leitor, procedimento leitor
TEMPO ESTIMADO:
. No máximo 5 sextas-feiras
DESENVOLVIMENTO: Os alunos devem estar organizados em duplas produtivas.
1º MOMENTO - ATIVANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O TEMA:
1- Mostrar uma revistinha para a turma.
2- Que revista é essa?
3- Quem já leu histórias em quadrinhos?
4- Onde leu?
5- Quais as revistinhas mais lidas pela turma?
6- Quem gosta de ler H.Q.?
7- Quais os personagens preferidos?
8- Como a história em gibis são organizadas? Em balões? Quais os tipos de balões?
2º MOMENTO – OBSERVAÇÃO DAS REVISTINHAS
- Porque lemos H.Q?
- O que nos mostra a capa?
- O que tem na sua revistinha além das histórias?
- Vamos listar os títulos das histórias que aparecem na sua revista?
- Vamos listar outros textos que aparecem como: propagandas, carta de leitor, passatempo, etc.
3º MOMENTO – LEITURA COLETIVA DE UMA HISTÓRIA ESCOLHIDA PELA PROFESSORA
ANTES DA LEITURA:
- Ler o título da história escolhida
- Do que vocês acham que esta história vai falar?
- Que personagens vocês acham que farão parte desta história?
- Organizar a classe em duplas produtivas e entregar uma revista para cada dupla.
DURANTE A LEITURA:
- Fazer a leitura em voz alta e pedir que as duplas vão acompanhando a leitura mostrando com o dedo onde estão lendo.
APÓS A LEITURA:
- Comentar sobre a história lida
- Se as suposições feitas antes sobre a história foram confirmadas
- O que acharam da história
4º MOMENTO: RODA DE LEITORES
-Neste momento a professora deverá disponibilizar para os alunos variedade de revistinhas e cada um escolherá a sua para ler uma história e depois socializar na roda.
1- Por que escolheu esta revista? O que chamou a sua atenção?
2- Qual o título da história lida?
3- Do que se trata?
4- Você gostou da história escolhida?
FONTE DE PESQUISA: Revista Nova Escola. Pauta de formação de coordenadores Ler e Escrever.
FONTE DE PESQUISA: Revista Nova Escola. Pauta de formação de coordenadores Ler e Escrever.
ANÁLISE DE GIBIS - ALUNOS DO 3º ANO
RODA DE GIBI - 1º ANO
LEITURA COLABORATIVA DE GIBI - 5º ANO
RODA DE GIBI - 2º ANO
Leitura feita pela professora e as duplas produtivas acompanhando a leitura
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O GÊNERO
POESIA
RODA DE JORNAL - 2º ANO
RODA DE JORNAL - 5ºANO
RODA DE GIBI - 2º ANO
Leitura feita pela professora e as duplas produtivas acompanhando a leitura
Tempo previsto: 6 aulas
Objetivos:
·
Ampliar
as possibilidades de comunicação e expressão por meio dos poemas.
·
Familiarizar-se
com a escrita por meio do manuseio de livros de poemas.
·
Apreciar
a leitura de poemas realizada pelas professoras.
·
Escolher
livros de poesia para ler e apreciar.
·
Conhecer
e reproduzir oralmente poemas selecionados pela professora.
·
Selecionar
e escolher poemas para serem socializados e declamados
Conteúdos:
·
Participação
em situações de leitura de poemas feitas pelo professor.
·
Participação
em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente.
·
Uso
da linguagem oral para reprodução oral de textos poéticos.
·
Produção
de texto oral com destino escrito.
·
Observação
e manuseio de materiais impressos (livros de poemas, textos poéticos expostos
na sala).
·
Desenvolver
a capacidade leitora, procedimentos de leitor, comportamento leitor.
Encaminhamentos:
1ª ETAPA: Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre o texto poético, poesias
que conhecem, autores, etc.
2ª ETAPA:
Apresentar o autor que a classe irá trabalhar e alguns títulos de
poesias
3ª ETAPA: Escolher
uma das poesias para iniciar o trabalho:
ANTES
DA LEITURA PERGUNTAR AOS LUNOS:
*Apresentar somente o título da poesia para os alunos
*sobre o que vocês acham que a poesia irá falar?
*Listar as suposições dos alunos na lousa.
DURANTE A LEITURA:
*Leia com entonação motivando os alunos
*Use todos os recursos que achar
interessante
APÓS A LEITURA:
*Verifique se algumas suposições foram
confirmadas ou não
* Entregue uma cópia do texto para os
alunos ou apresente em sulfitão
*Faça nova leitura pedindo que os alunos
acompanhem
* Faça uma analise da poesia: palavras que
o autor usou para chamar a atenção do leitor, ou para encantar; termos que o
autor usou para deixar a poesia mais bonita e agradável de ler; palavras
desconhecidas, etc.
*Interpretação da poesia
*Rimas
*Decorar a poesia para declamar
* Pedir aos alunos que pesquisem poesias e
tragam para lerem numa roda de poesias
*Preparar um pequeno sarau com a sala e
convidar outras para assistirem a apresentação
*Deixar fixado na sala as poesias estudadas
*Produção de poesias dos alunos a partir de
outras.
PRODUTO FINAL:
*Sarau com apresentações das poesias estudadas.
*Elaboração de um painel das poesias
estudadas, das produções dos alunos e da biografia do autor estudado.
*Cada ano estudará um poeta e apresentará seu trabalho.
1º ano - Vinicius de Moraes
2º ano - Pedro Bandeira
3º ano - Cecília Miereles
4º ano - Mario Quintana
4º PIC - Elias José
5º ano - Manuel Bandeira
FONTE DE PESQUISA: Revista Nova Escola. Pauta de formação de coordenadores Ler e Escrever.
*Cada ano estudará um poeta e apresentará seu trabalho.
1º ano - Vinicius de Moraes
2º ano - Pedro Bandeira
3º ano - Cecília Miereles
4º ano - Mario Quintana
4º PIC - Elias José
5º ano - Manuel Bandeira
FONTE DE PESQUISA: Revista Nova Escola. Pauta de formação de coordenadores Ler e Escrever.
LEITURA COMPARTILHADA DE POESIA - 5º ANO
Manuel Bandeira
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
LEITURA COMPARTILHADA DE POESIA - 2º ANO
LEITURA COMPARTILHADA DE POESIA - 3º ANO
APRESENTAÇÃO DE DECLAMAÇÃO DE POESIA - 4º ANO
RODA DE POESIA - 4º PIC
PRODUTO FINAL DO PROJETO POESIA
APRESENTAÇÃO DO SARAU POÉTICO
BRINCAR DE POESIA
1º ANO - A FOCA – VINICIUS DE MORAES
1º ANO - A CASA – VINICIUS DE MORAES
5º ANO - LUCAS - ESTRELAS – MANUEL BANDEIRA
2º ANO - PONTINHO DE VISTA – PEDRO BANDEIRA
2º ANO - OS SETE GATINHOS – PEDRO BANDEIRA
3º ANO - A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA – CECÍLIA MEIRELES
3º ANO - TANTA TINTA – CECÍLIA MEIRELES
5º ANO - NICOLE - PORQUINHO DA ÍNDIA – MANUEL BANDEIRA
4º PIC - MAROCA A VOVÓ COCOTA – ELIAS JOSÉ
4º ANO - CANÇÃO DA GAROA – MARIO QUINTANA
4º ANO - O PATO TIRA RETRATO – MARIO QUINTANA
5º ANO - MIRIAN - O BICHO – MANUEL BANDEIRA
5º ANO - TREM DE FERRO – MANUEL BANDEIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ESTUDANDO O JORNAL
- Objetivo: Ampliar o universo dos alunos, ajudar a formar leitores competentes e tornar as aulas mais interessantes.
- Tempo previsto: 2 sextas-feiras
- Desenvolvimento:
1º MOMENTO: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o jornal.
Perguntas: O que é jornal? Que jornal é conhecido pelos alunos? Para que serve o jornal?
2º MOMENTO: Apresentação do jornal
O jornal é um portador de diferentes gêneros: textos opinativos (editorial, cartas dos leitores, críticas), notícias, reportagens, dicas culturais, classificados etc. distribuídos em diferentes cadernos. Hoje, os alunos têm acesso a essa linguagem por diferentes formas, inclusive por meio dos telejornais. O trabalho com a leitura desses textos tem como objetivo conhecer essas linguagens para ter uma visão mais crítica do mundo.
3º MOMENTO: Estudando a organização de um jornal
O objetivo desta atividade é identificar o conhecimento que os alunos têm sobre a organização dos jornais. Apresente a seguinte situação: Uma pessoa precisa encontrar no jornal uma informação sobre a venda de carros. Onde deve procurar? Observe as opiniões dos alunos. Traga para sala de aula diferentes jornais e entregue um exemplar para cada grupo. A primeira tarefa é fazer uma lista dos cadernos do jornal recebido. No fim da atividade, chame um estudante de cada equipe para colocar no quadro a lista dos cadernos encontrados e qual o tipo de assunto de que tratam. Peça que registrem as informações numa tabela com as seguintes colunas:
Nome do jornal
Cadernos encontrados
Tipo de assunto
Dê alguns assuntos para que coloquem em que caderno deveria aparecer. Exemplos: eleições para a prefeitura, aumento do dólar, time que venceu o jogo final do campeonato e filmes que estrearam no cinema no fim de semana.
4º MOMENTO: Comparando diferentes textos
Apresente aos alunos três textos: uma notícia, uma carta de leitor e um anúncio. Peça a leitura de cada um dos textos. Pergunte aos alunos as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras conclusões. Chame a atenção para a reportagem.
5º MOMENTO: Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os seguintes indicadores:
- Identifica diferentes textos publicados nos jornais.
- Reconhece características estudadas nas reportagens.
- Identifica as ideias centrais nas reportagens lidas.
- Identifica as diferentes vozes nas reportagens.
FONTE DE PESQUISA: Revista Nova Escola
ESTUDANDO O JORNAL - 3º ANO
ESTUDANDO O JORNAL - 4º ANO
RODA DE CONVERSA SOBRE JORNAL - 2º ANO
Encaminhamentos para a realização de uma Roda de Jornal:
Objetivo:
* Garantir ao aluno uma leitura compreensiva de um texto
jornalístico.
*Ajudar o aluno a se posicionar diante do que leu e
expressar sua opinião.
Antes: Coletar vários jornais; organizar a sala em
círculo; retomar o estudo anterior; explicar aos alunos a finalidade da
atividade.
1- Por que é importante ler jornal?
2- Como pode ser dividido o jornal?
3- Quais os jornais que você conhece?
Durante:
- Explicar a comanda da atividade aos alunos;
-Disponibilizar os
jornais em uma mesa para que os alunos escolham sua reportagem organizadamente;
-Fazer a leitura
silenciosa da reportagem;
-Após a leitura pedir aos alunos que comentem o que leram
seguindo a seguinte comanda:
1- De
qual jornal você retirou sua reportagem?
2- Qual
a data deste jornal?
3- De
qual caderno?
4- Leia
a Manchete de sua notícia e comente um pouco sobre ela.
5- Por
que você escolheu esta reportagem?
Depois: Avaliação
da atividade:
1- O
interesse dos alunos pela atividade
2- As
dificuldades encontradas
3- O
que aprenderam com esta atividade
F FONTE: Pauta de formação de coordenadores Ler e Escrever.
F FONTE: Pauta de formação de coordenadores Ler e Escrever.
RODA DE JORNAL - 1º ANO
RODA DE JORNAL - 4ºPICRODA DE JORNAL - 2º ANO
RODA DE JORNAL - 5ºANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE CARTA DE LEITOR ( PARTE 1)
- Objetivo: Ajudar o aluno a expressar sua opinião, posicionando-se diante de uma matéria lida e manifestando essa posição por meio de uma carta de leitor.
- Analisando algumas cartas de leitor
a- Ler e analisar algumas cartas de leitor produzidas no contexto primário;
b- Observar como estas cartas podem ser publicadas nos veículos de destino, identificando as mudanças que sofrem neste processo;
c- Produzir uma carta de leitor coletiva
d- Revisar carta de leitor
1º MOMENTO: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto
2º MOMENTO: Explique aos alunos que farão algumas atividades para conhecer melhor uma carta de leitor e também para produzir uma carta.
3º MOMENTO: Peça aos alunos que leiam a carta 1 no contexto de produção e discutam as seguintes questões:
- Qual a finalidade desta carta?
- Para quem foi escrita esta carta?
- Quem escreveu?
- Qual a seção da revista que os alunos mais gostam?
4º MOMENTO: Comparando carta de leitor no contexto de produção ou primário (quando a carta foi escrita pelo leitor ) e de publicação ou secundário (quando foi publicada)
- A carta foi publicada do mesmo modo que foi escrita?
- O conteúdo da carta foi mantido?
- O que mudou?
- Por que vocês acham que a carta mudou?
FONTE DE PESQUISA: Pauta de Formação Ler e Escrever
ANÁLISE DE CARTA DE LEITOR NO CONTEXTO DE PRODUÇÃO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO
LENDO REVISTA RECREIO
PRODUÇÃO DE CARTA DE LEITOR COLETIVA
ESTUDANDO A ESTRUTURA DE CARTA DE LEITOR - 5º ano
ENCAMINHAMENTOS PARA ESTUDAR ESTRUTURA DE CARTA DE LEITOR
ENCAMINHAMENTOS PARA ESTUDAR ESTRUTURA DE CARTA DE LEITOR
1º Explicar para os alunos a atividade que será realizada e o que eles deverão aprender com esta atividade.
2º Organizar os alunos em duplas e entregar uma cópia da carta de leitor que será estudada para cada dupla.
29.05.2011
À
Folha de São Paulo
Sr. Toni Sciarretta,
Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18-05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas pelos consumidores que não parecem preocupados com as conseqüências que o uso destas embalagens causa ao meio ambiente.
Só quero lembrar às autoridades que não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem. Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
No começo fazem blitz, causam um barulho, mas depois de algum tempo tudo volta ao que era antes: não há fiscalização para coibir as infrações.
Atenciosamente
Josilda Cardoso – professora de ensino fundamental- São Paulo
3º A professora deverá fazer a primeira leitura da carta.
4º Comentar com os alunos sobre a carta:
- Quem escreveu?
- Para quem a carta foi escrita?
- Por que esta carta foi escrita?
- Qual a posição da leitora sobre a reportagem?
5º Após a conversa sobre a carta de leitor organizar um cartaz com com os alunos com as questões abaixo para deixar fixado na parede da sala.
2- Como o autor indica sobre o que falará?
3- Onde está indicada a posição da leitora?
4- Como se identifica para o veículo?
5- Como termina a carta?
FONTE DE PESQUISA: Pauta de Formação Ler e Escrever
2º Organizar os alunos em duplas e entregar uma cópia da carta de leitor que será estudada para cada dupla.
29.05.2011
À
Folha de São Paulo
Sr. Toni Sciarretta,
Em relação à matéria publicada no caderno Mercado em 18-05, em que o Sr. informa sobre a proibição do uso de sacolas plásticas como embalagem a partir de 1º de janeiro próximo, penso que São Paulo demorou muito a tomar a decisão de transformar em lei a proibição.
Todas as vezes que vou ao supermercado fico indignada com a quantidade de sacolas que são utilizadas pelos consumidores que não parecem preocupados com as conseqüências que o uso destas embalagens causa ao meio ambiente.
Só quero lembrar às autoridades que não basta sancionar a lei. É preciso ter uma fiscalização rigorosa e que as multas previstas sejam realmente aplicadas para aqueles que a desrespeitarem. Espero que não se torne mais uma estratégia de marketing pré eleitoreira, como foi com a lei que proíbe os cidadãos dirigirem alcoolizados.
No começo fazem blitz, causam um barulho, mas depois de algum tempo tudo volta ao que era antes: não há fiscalização para coibir as infrações.
Atenciosamente
Josilda Cardoso – professora de ensino fundamental- São Paulo
3º A professora deverá fazer a primeira leitura da carta.
4º Comentar com os alunos sobre a carta:
- Quem escreveu?
- Para quem a carta foi escrita?
- Por que esta carta foi escrita?
- Qual a posição da leitora sobre a reportagem?
5º Após a conversa sobre a carta de leitor organizar um cartaz com com os alunos com as questões abaixo para deixar fixado na parede da sala.
ESTUDO DE CARTA DE LEITOR:
1- Como a carta começa? 2- Como o autor indica sobre o que falará?
3- Onde está indicada a posição da leitora?
4- Como se identifica para o veículo?
5- Como termina a carta?
FONTE DE PESQUISA: Pauta de Formação Ler e Escrever
PRODUÇÃO DE CARTA DE LEITOR COLETIVA A PARTIR DE
LEITURA COLABORATIVA DE NOTÍCIA - 5º ANO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA DE RECEITA
OBJETIVO: Reconhecer o gênero
receitas culinárias; Ler, interpretar e comparar diferentes gêneros textuais
com receitas culinárias; desenvolver o comportamento leitor e a fluência
leitora.
CONVERSANDO E
CONHECENDO RECEITAS CULINÁRIAS
TEMPO PREVISTO: 1
AULA
1º MOMENTO:
Explicar aos alunos a sequência didática que será trabalhada; o que irão
aprender com esta atividade.
2º MOMENTO: Acionar os conhecimentos prévios dos alunos
sobre este gênero
- Organizar a classe em círculo para uma roda de conversa
- Colocar no meio da roda diferentes gêneros textuais,
inclusive algumas receitas
- Pedir aos alunos que encontrem as receitas neste meio
- Ao encontrarem a receita os alunos deverão justificar sua escolha
- Conversar com os alunos sobre este texto:
1- Para que serve?
2- Se já usaram ou já viram alguém usar uma receita.
3- Como esta estruturada
4- Quais os tipos de receitas culinárias que conhecem
3º MOMENTO:
- Listar em um cartaz o título das receitas que eles
trouxeram do projeto trilhas urbanas separando- as em salgadas e doces
- Fazer uma votação para escolherem uma receita para ser
estudada.
LENDO
RECEITA CULINÁRIA
TEMPO PREVISTO: 1 AULA
ENCAMINHAMENTOS:
- Organizar a classe em duplas
- Após a escolha da receita a professora deverá trazer a
cópia para cada dupla
- A professora deve fazer a leitura da receita e pedir
aos alunos que acompanhem a leitura
- Depois pode fazer a leitura compartilhada pedindo a
alguns alunos para lerem
- A professora pode pedir para que encontrem na receita
algumas informações como: os ingredientes, o tempo de preparo, o rendimento,
etc.
- Ditar algumas palavras da receita e pedir para que
circulem.
FONTE: GUIA LER E ESCREVER 2º ANO
OBS.
CADA PROFESSOR DEVERÁ ADAPTAR ESTA SEQUÊNCIA DE ACORDO COM SUA SÉRIE.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ESCRITA DE RECEITA
OBJETIVO: Reconhecer,
comparar e produzir uma receita culinária demonstrando dominar as
especificidades desse gênero.
TEMPO PREVISTO: 1
AULA
ENCAMINHAMENTOS:
- INICIAR A
ATIVIDADE CONTANDO UMA HISTÓRIA
AZAMBRÓZIA - UMA BRUXINHA ATRAPALHADA
(Autoras: Angiolina Bragança e
Isabela Carpaneda )
Azambrózia é uma
bruxa pra lá de atrapalhada.
Não há
bruxaria que com ela dê resultado.
Quem se
animar a experimentar, coitado! Pode acabar...desmiolado.
Os pozinhos da
bruxa Azambrózia mais parecem uma bomba.
É só misturá-los
e... Bum!!!
É tanto barulho,
tantas coisas indo para os ares,
que até os vizinhos correm assustados.
E quem se arrisca a
beber as misturas milagrosas de Azambrósia, pensando que vai ficar mais forte,
mais bonito, mais encantador, mais tudo ... aí, então,
que desilusão!
Sabe o que
acontece?
Os cabelos
arrepiam, os olhos esbugalham, o bigode cresce e a boca desaparece.
Cruzes!!!
Que bruxinha
atrapalhada!
E tudo dava errado
porque as receitas de bondade e de maldade estavam na mesma gaveta. Azambrózia
fazia uma confusão!
Até que um dia
resolveu:
--- Vou separar
tudo direitinho!
- CONVERSA SOBRE A
HISTÓRIA:
a) Quem é
Azambrózia?
b) Com o que se
parecem os pozinhos da bruxa?
c) O que acontece
com as pessoas que bebem a mistura da bruxa?
d) Por que as
receitas de Azambrózia dão errado?
- O PROFESSOR INFORMA
AOS ALUNOS QUE MOSTRARÁ A ELES UMA RECEITA DE AZAMBRÓZIA QUE NÃO DEU CERTO.
Ensopado azedo de sapo seco
Ingredientes:
§ 15 sapos secos
§ 15 batatas podres.
§ 2 litros de caldo de
morcego.
§ 1 xícara de ovos de
sapo.
§ 1 pitada de unhas de
dragão.
§ 1 copo de leite
podre.
§
Modo de fazer:
Cozinhe os sapos e
as batatas no caldo de morcego até ficarem macios.
Tempere com os ovos
de sapo, junte a pitada de unhas de dragão e o leite podre.
Prove. Se não
estiver bem azedo, acrescente mais um pouco de leite podre.
Rendimento:
1 caldeirão cheio.
(Receita retirada do livro: Português uma proposta para o letramento,
autora Magda Soares, p.191)
- FAZER A LEITURA
DA RECEITA (PROFESSOR)
- FAZER A LEITURA
COMPARTILHADA (ALUNOS COM LEITURA FLUENTE)
- CONVERSAR SOBRE A
RECEITA:
a- Se acharam esta
receita normal ou não e por que?
b- Por que será que
esta receita não deu certo?
- EM SEGUIDA DIZER
AOS ALUNOS QUE IRÃO AJUDAR A BRUXINHA ATRAPALHADA A FAZER UMA RECEITA MÁGICA UTILIZANDO OS INGREDIENTES ABAIXO: (PODERÁ
SER COLETIVA)
COMPARAR E
RECONHECER AS DIFERENÇAS ENTRE DOIS GÊNEROS:
TEMPO PREVISTO: 1
AULA
Encaminhamentos:
- Distribuir aos alunos uma narrativa
literária que contenha uma receitinha:
A
festinha na escola
Certa tarde, Paula chegou em casa entusiasmada com as novidades do dia na
escola. Encontrou sua mãe e foi logo contando:
__ Mamãe, depois de amanhã faremos uma festinha na sala de aula para
comemorarmos os aniversariantes do mês. Cada aluno deverá levar uma receitinha
pronta. Você me ensina a fazer beijinho?
__ É claro que ajudo, filha, é muito fácil! É só misturar uma lata de
leite em pó, a mesma quantidade de açúcar e meia garrafinha de leite de
coco.
Depois de tudo bem misturado, fazemos as bolinhas, enfeitamos
com chocolate granulado e colocamos nas forminhas.
__ Dá para quantos docinhos, mamãe?
__ Rende uns 40 beijinhos. Amanhã à tarde nós duas faremos juntas a sua
receitinha.
Paula sorriu tranquila e ficou pensando:
__ Ai de mim se não fosse a minha mãe!
- FAZER A LEITURA
DO TEXTO (PROFESSOR)
- FAZER A LEITURA COMPARTILHADA
(ALUNOS COM LEITURA FLUENTE)
- CONVERSAR SOBRE O
TEXTO ORIENTANDO OS ALUNOS A PERCEBEREM QUE DENTRO DESTA NARRATIVA TEM UMA
RECEITINHA.
- PEDIR QUE RETIREM
ESTA RECEITA DO TEXTO MONTANDO EM SEU CADERNO NA ESTRUTURA CORRETA.
Título
Ingredientes
Modo de fazer
Rendimento
PRODUZIR SUA
PRÓPRIA RECEITA:
TEMPO PREVISTO: 1 AULA
Sugestões: Neste momento os alunos poderão produzir sua receita.
- Pode pesquisar em folhetos de supermercados alimentos, recortar e
montar uma receita.
- Poderá produzir uma receita diferente, de terror, engraçada, etc.
FONTE: Portal do professor
OBS. Cada professor deverá adaptar
esta sequência de acordo com a série
RODA DE CONVERSA SOBRE RECEITAS - 1º ANO
RODA DE CONVERSA SOBRE RECEITAS - 3º ANO
ESTUDANDO E ANALISANDO RECEITAS - 4º ANO
RODA DE CONVERSA SOBRE RECEITAS-2º ANO
RODA DE CONVERSA SOBRE RECEITAS 4º PIC
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