"FALAR DE PROJETO EDUCATIVO É FALAR MAIS DE SEMENTES QUE DE FRUTOS, MAIS DE PLANTIO QUE DE COLHEITA.
É TRAÇAR UM RUMO E COMEÇAR A CAMINHAR."
Programa Ler e Escrever

Apresentação
Mais do que um programa de formação, o Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se dessa forma como uma política pública para o Ciclo I, que busca promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual. Sua meta é ver plenamente alfabetizadas, até 2010, todas as crianças com até oito anos de idade (2ª série/3º.ano) matriculadas na rede estadual de ensino, bem como garantir recuperação da aprendizagem de leitura e escrita aos alunos das demais séries/anos do Ciclo I do Ensino Fundamental.
Os principais objetivos do Ler e Escrever são:
apoiar os professores regentes na complexa ação pedagógica de garantir aprendizagem de leitura e escrita a todos os alunos, até o final da 2ª série do Ciclo I / EF;
criar condições institucionais adequadas para mudanças em sala de aula, recuperando a dimensão pedagógica da gestão;
comprometer as Universidades com o ensino público.
possibilitar a futuros profissionais da Educação (estudantes de cursos de Pedagogia e Letras), experiências e conhecimentos necessários sobre a natureza da função docente, no processo de alfabetização de alunos do Ciclo I / EF.
Para fazer face a tais objetivos e metas o Programa desenvolve as seguintes ações:
1- encontros de formação sistemáticos, ao longo de todo o ano letivo, para todos os profissionais envolvidos;
2- recuperação da aprendizagem (Projeto Intensivo no Ciclo-PIC) nas 3a e 4a séries (4º. e 5º. anos);
3- um aluno pesquisador nas salas de 1o ano e de PIC (Bolsa Alfabetização);
4- elaboração e distribuição de materiais didáticos estruturados para professores e alunos do 1º ao 5º ano;
5- distribuição de materiais complementares tais como acervo literário e paradidático para biblioteca de sala de aula, enciclopédias, globos, letras móveis, calculadoras etc.
6- acompanhamento institucional sistemático às diretorias de ensino para apoiar o desenvolvimento do trabalho.
Aluno Pesquisador” – Estudante de Pedagogia ou Letras de faculdades parceiras no Projeto Bolsa Alfabetização, que atua como auxiliar do professor regente. Sua participação nas classes de 1ª série promove tanto o seu aprendizado como profissional quanto o intercâmbio entre as instituições de formação e as escolas da rde pública.
O Ler e Escrever envolve a estrutura da SEE (CENP, COGSP, CEI e as Diretorias de Ensino) e promove tanto a participação dos gestores (Supervisores, Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas - PCOPs e Diretores de escolas), promovendo discussão de conteúdos que ampliem as possibilidades de compreensão, apoio, acompanhamento e avaliação para a tomada de decisões voltadas à aprendizagem dos alunos; quanto a formação pedagógica (para PCOPs e Professores Coordenadores - PCs), visando aperfeiçoar a didática de alfabetização e a formação de professores nas escolas.
A primeira fase do Ler e Escrever teve início em 2007, com iniciativas nas escolas da Capital paulista, com destaque para a adoção do Bolsa Alfabetização (no segundo semestre do ano) e a formação de professores para implantar o programa em todas as salas de aula em 2008. Nesse ano, por iniciativa do governo estadual, o Programa foi ampliado para a Região Metropolitana de São Paulo-- RMSP e, em 2009, para Interior e Litoral. Atualmente o Ler e Escrever já chegou completo à todas as salas de aula do estado, incluindo os diversos materiais especialmente preparados para sua viabilização.
A capacitação dos educadores, em serviço, se faz conjugada a diretrizes e conceitos, em processos especificamente planejados para cada sujeito atuante no sistema: supervisores e professores coordenadores das oficinas
pedagógicas (PCOPs); diretores e coordenadores pedagógicos das escolas (PCs) e professores regentes das classes de Ciclo I.
O Projeto Intensivo no Ciclo I–PIC, também com publicações e livros para as salas de aula, visa impedir que as crianças prossigam em seus estudos sem ter desenvolvido adequadamente as competências de leitura e escrita. Além da formação de professores para atuarem nas turmas especiais, o Projeto prevê organização administrativa e curricular diferenciada para essas classes, com a utilização de materiais específicos, entre outras medidas adequadas às necessidades de aprendizagem daqueles que não tiverem alcançado o nível necessário nos dois primeiros anos de escolarização (PIC de 3ª série/4º ano). Para a fase final do Ciclo I do Ensino Fundamental está previsto o PIC de 4ª série/5º. ano, que substitui a Recuperação do Ciclo I e tem por objetivo garantir que nenhum aluno conclua o Ciclo I do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever -- portanto, sem estar em condições de continuar aprendendo no Ciclo II.
Trata-se de um projeto emergencial, cuja duração deve ser temporária, uma vez que a meta das séries anteriores é justamente torná-lo desnecessário.
O Projeto Escola Pública e Universidade na Alfabetização -- conhecido como Bolsa Alfabetização-- é uma das principais ações do Ler e Escrever, e prevê a atuação de estudantes universitários nas classes de PIC e de 1ª série/2º. Ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual, para auxiliar os professores na alfabetização dos alunos. Chamados alunos pesquisadores, são universitários de cursos de graduação presencial em Pedagogia e Letras (com habilitação para Magistério de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental), indicados por instituições públicas e privadas de Ensino Superior conveniadas. Auxiliam os professores regentes no atendimento e assistência às crianças em processo de alfabetização e na organização das aulas. Concretiza a existência de um segundo professor em sala de aula.
O Bolsa Alfabetização constrói uma ponte importante entre o ambiente acadêmico e a prática em sala de aula, mantendo um diálogo permanente com os Professores Orientadores dos Alunos Pesquisadores das IES que participam do Programa. Portanto, além de atuar efetivamente na melhoria das
condições de alfabetização oferecidas às crianças do ensino público paulista, o projeto contribui para a formação de futuros professores para o Ensino Fundamental.
O Acompanhamento Institucional Sistemático – às Diretorias de Ensino, realizado mensalmente por uma equipe da CENP em reuniões nas Diretorias de Ensino e em encontros centralizados na capital, envolve os responsáveis pela gestão pedagógica das escolas de Ciclo I (Supervisores e PCOPs) de cada Diretoria. Nesses momentos são analisados os dados das avaliações da aprendizagem dos alunos com especial atenção para a alfabetização inicial (mapas de sondagem), discutidos os encaminhamentos realizados e as necessidades de subsídio ás Diretorias, às Escolas e aos alunos.
Além deste, a CEI e a COGSP também realizam acompanhamento às Diretorias, tendo como foco o trabalho a ser realizado para fazer avançar as escolas que alcançaram baixo IDESP.
FONTE: http://lereescrever.fde.sp.gov.br
1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO LER E ESCREVER
Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e Escrever
Encontro com Professores Coordenadores e formadores dos municípios parceiros
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E DE CARAGUATATUBA
PAUTA 01 – 28 / 02 / 2012 – Terça feira
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula
Objetivos do Encontro:· Refletir sobre a importância da avaliação formativa como uma das etapas do processo de formação;
· Compreender que a leitura colaborativa/compartilhada é uma atividade que favorece a circulação de informações sobre as estratégias utilizadas pelos diferentes leitores para atribuir sentidos a um texto;
· Identificar os saberes do professor e suas necessidades de aprendizagem sobre o trabalho jornalístico.
· Apresentar a proposta de trabalho do programa para o ano de 2012.
2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO LER E ESCREVER
Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e Escrever
Encontro com Professores Coordenadores e formadores dos municípios parceiros
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E DE CARAGUATATUBA
PAUTA 02 - 15/03/2012 - quinta-feira
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula
Objetivos do Encontro:
· Compreender que a leitura colaborativa/compartilhada é uma atividade que favorece a circulação de informações sobre as estratégias utilizadas pelos diferentes leitores para atribuir sentidos a um texto;
· Refletir sobre os comportamentos leitores envolvidos nas práticas de leitura compartilhada/colaborativa
· Identificar os saberes do professor e suas necessidades de aprendizagem no trabalho com leitura colaborativa de texto jornalístico
· Devolutiva das avaliações dos PC - 2011
Conteúdos
· Leitura colaborativa
· Capacidades, procedimentos e comportamentos leitores
· Papel do professor
· Devolutiva Avaliação
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO LER E ESCREVER
Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e Escrever
Encontro com Professores Coordenadores e formadores dos municípios parceiros
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E DE CARAGUATATUBA
PAUTA 03
Grupo 1 – PC rede estadual – Dia 17/04/2012 – Terça feira
Grupo 2 – PC rede estadual e municípios parceiros – Dia18/04/2012 – Quarta feira
Horário: 8 às 17 horas
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula
Objetivos do Encontro:
· Refletir sobre os conteúdos envolvidos nas práticas de leitura compartilhada/colaborativa a partir de uma situação de simulação.
· Elaborar uma lista de orientações para o professor realizar esse tipo de atividade em sala.
Planejar situações de leitura colaborativa a serem desenvolvidas com os professores no HTPC para que possam readequá-las no trabalho com os alunos.
Conteúdos
. Conteúdos de leitura: capacidades, procedimentos e comportamento leitor.
. Leitura colaborativa – orientações ao professor
Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e Escrever
Encontro com Professores Coordenadores e formadores dos municípios parceiros
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E DE CARAGUATATUBA- Pauta 5
Grupo 1 – PC rede estadual – Dia 19/06/2012 – Terça feira
Grupo 2 – PC rede estadual e municípios parceiros – Dia20/06/2012 – Quarta feira
Horário: 8 às 17 horas
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula- jjpadula@uol.com.br
PROJETO APRENDENDO COM A TURMA DA MÔNICA
1º SEMESTRE - 4º ANO PIC
Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e Escrever
Encontro com Professores Coordenadores e formadores dos municípios parceiros
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E DE CARAGUATATUBA- Pauta 4 – formadora
Grupo 1 – PC rede estadual – Dia 22/05/2012 – Terça feira
Grupo 2 – PC rede estadual e municípios parceiros – Dia23/05/2012 – Quarta feira
Horário: 8 às 17 horas
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula
Objetivos do Encontro:
· Analisar algumas simulações de atividade de leitura colaborativa/compartilhada, refletindo sobre os saberes que o professor precisa ter para que os alunos possam ler com compreensão.
· Refletir sobre situações de leitura com o propósito de desenvolver nos alunos a fluência leitora
· Identificar no material do Ler e Escrever, atividades que favoreçam o desenvolvimento da fluência leitora.
· Refletir sobre o que os professores costumam fazer e o que o professor pode e precisa fazer para desenvolver nos alunos a fluência leitora.
Conteúdo
· Estratégia formativa – simulação de uma leitura colaborativa
· Leitura pelo aluno – leitura colaborativa e fluência leitora
Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e Escrever
Encontro com Professores Coordenadores e formadores dos municípios parceiros
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E DE CARAGUATATUBA- Pauta 5
Grupo 1 – PC rede estadual – Dia 19/06/2012 – Terça feira
Grupo 2 – PC rede estadual e municípios parceiros – Dia20/06/2012 – Quarta feira
Horário: 8 às 17 horas
Formadora: Jane Daibert Naimayer Padula- jjpadula@uol.com.br
Objetivos do Encontro:
· Analisar algumas simulações de atividade de leitura colaborativa/compartilhada, refletindo sobre os saberes que o professor precisa ter para que os alunos possam ler com compreensão.
· Discutir/refletir sobre o conceito de fluência leitora, através de estudo do texto Alfabetização, leitura e ensino de português e análise de atividades propostas ao aluno pelo professor com este propósito.
· Identificar, no material do Ler e Escrever, atividades que favoreçam o desenvolvimento da fluência leitora.
· Discutir a leitura de texto dramático no trabalho com os alunos com o propósito de fluência leitora do aluno.
Conteúdos
· Estratégia formativa – simulação de uma leitura colaborativa
· Leitura pelo aluno – leitura colaborativa e fluência leitora
· Orientações didáticas para leitura de texto dramático com os alunos
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